Agrotóxicos intoxicam 3 milhões de pessoas todos os anos, diz ONU

Agrotóxicos intoxicam 3 milhões de pessoas todos os anos, diz ONU
12 abr 2016

Os números são da Organização Mundial da Saúde e servem como referência para observarmos para onde estamos caminhando. Segundo o estudo Public Health Impact of Pesticides Used in Agriculture (“O Impacto do Uso de Pesticidas na Saúde Pública”, em português), apresentado pela entidade, três milhões de cidadãos são vítimas de intoxicação aguda por conta de pesticidas utilizados no cultivo de alimentos. Destes, 220 mil acabam morrendo.

Ainda segundo a pesquisa, 70% destas pessoas moram em países classificados como “de terceiro mundo” ou “em desenvolvimento”. Atualmente, o Brasil é o maior consumidor de agrotóxicos do mundo. Permitimos o uso de 14 agrotóxicos já proibidos globalmente .

Além do risco de intoxicação alimentar, desenvolvimento de câncer e de doenças neurológicas e genéticas para os consumidores finais, que se alimentam com a produção brasileira, há também a questão do ambiente de trabalho insalubre que é proporcionado aos trabalhadores rurais. Ou seja, está tudo errado nesta indústria!

Foto: Austin Valley/Creative Commons



Jéssica Miwa
Jéssica Miwa

Mãe do Gael, Googler, jornalista e cofundadora do The Greenest Post. Acredita em pequenas ações que podem mudar o mundo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *