8 benefícios de caminhadas diárias para seu corpo e mente

8 benefícios de caminhadas diárias para seu corpo e mente
01 ago 2017

Quando você pensa “Vou me exercitar!” provavelmente se imagina dirigindo no seu carro até uma academia para lutar com aparelhos estranhos e levantar muito peso. Este cenário te agrada? Muitas pessoas adoram ir para a academia, mas nem todas. Para conseguir se manter numa rotina de treinos é preciso gostar bastante e ter muita disciplina. Se você não simpatiza com academias tanto assim, saiba que há outras formas de condicionar seu bem-estar físico e mental.

O método mais confortável de todos? Caminhadas diárias! Veja abaixo os benefícios que esta atividade, de leve intensidade, pode trazer para sua saúde.

1. DIMINUIÇÃO DE PESO
Caminhadas em ritmo acelerado, quando combinadas com alimentação saudável, são muito eficientes para a perda de peso. E, em mulheres, a gordura abdominal é a primeira a diminuir. (Art Weltman, University of Virginia)

2. MENOR RISCO DE DIABETES
Caminhar reduz seus níveis de açúcar no sangue e, consequentemente, diminui o risco geral de apresentar diabetes. (American Diabetes Association)

3. MELHORA NA PRESSÃO SANGUÍNEA
Estudos indicam que caminhadas regulares conseguem baixar em até 11 pontos a pressão sanguínea de uma pessoa – e ainda reduzir a chance de infarto em 40%. (University of Boulder Colorado, University of Tennessee)

4. REGULAÇÃO DA DIGESTÃO
Se você não é daquelas pessoas que tem um relógio no sistema digestivo, este tipo de atividade pode te ajudar. Para caminhar, você exercita músculos abdominais e encoraja movimentos no sistema gastrointestinal. (Tara Alaichamy, Cancer Treatment Centers of America)

5. FORTALECIMENTO DOS OSSOS
Nossa densidade óssea é aprimorada a partir de exercícios como caminhadas. Pessoas que caminham regularmente apresentam ossos mais fortes e saudáveis. (Oxford University)

6. MELHORA NO HUMOR
Uma pesquisa mostra que caminhadas diárias impactam diretamente seu sistema nervoso. É possível sentir claramente a redução de raiva e hostilidade. (Melina B. Jampolis, The Doctor on Demand Diet)

7. AUMENTO DA CRIATIVIDADE
Quatro estudos apontam que caminhar melhora nossa imaginação e este efeito se estende até quando as pessoas sentam para trabalhar após o exercício. (American Psychological Association)

8. VIDA LONGA
Um estudo feito com 334 mil pessoas revela que abandonar o sedentarismo para realizar meros 20 minutos diários de caminhada ajuda a prolongar o seu tempo de vida em, no mínimo, 7%. (European Prospective Investigation into Cancer Nutrition)

E aí, o que acha? Que tal uma caminhada?

Fonte: Melissa Breyer/Treehugger.

Foto: Pixabay



Guilherme Lupino
Guilherme Lupino

Engenheiro Civil, formado pela Universidade Estadual Paulista, entusiasta em novas tecnologias e sistemas de construção sustentáveis.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *