70% dos alimentos consumidos no mundo são cultivados por pequenos produtores rurais

70% dos alimentos consumidos no mundo são cultivados por pequenos produtores rurais
20 out 2016

A alimentação das pessoas que vivem na Amazônia brasileira tem características bem singulares e é enriquecida com uma enorme variedade de produtos daquela flora e fauna. Estes produtos são compostos por tubérculos, frutas, sementes, folhas, palmitos, peixes, mariscos e camarões, cujo processamento e preparo possuem uma forte influência indígena, e de algumas outras culturas.

A gastronomia paraense é um dos exemplos dessa exuberância e a capital do Estado, Belém, tem sido importante palco do festival gastronômico, chamado Ver-o-Peso da Cozinha Paraense, rendendo a Belém o título de Cidade Criativa da Unesco, com destaque para a gastronomia.

Se focarmos apenas nas frutas, teremos na Amazônia dezenas de espécies originais que são comercializadas e consumidas diariamente pela sua população, in natura e na forma de polpas, geleias, sucos, sorvetes, e até mesmo como refeição principal, como é o caso do açaí. A lista de produtos e subprodutos se estende quase que infinitamente, quando consideramos a diversidade específica de cada microrregião e as formas de processamento e preparo.

Os agricultores familiares da região amazônica produzem a quase totalidade dos principais alimentos consumidos pelos amazônicos e os que são exportados, como é o caso do açaí e da castanha-do-pará. A Organização para Agricultura e Alimentação das Nações Unidas, a FAO, reconheceu a importância deste setor para a alimentação, quando decretou 2014 como o Ano Internacional da Agricultura Familiar. Segundo a FAO, cerca de 70% dos alimentos consumidos no mundo são produzidos pelos pequenos produtores.

No Brasil, o último censo realizado pelo IBGE, em 2006, mostrou que os pequenos produtores se destacaram na produção alimentar, com 87% da mandioca, 70% do feijão, 46% do milho, 38% do café, 34% do arroz, 58% do leite, 50% da carne suína e 50% das aves.

Para se ter uma ideia dos desafios enfrentados pelas populações rurais na Amazônia, o relatório da FAO Estado da Insegurança Alimentar no Mundo, apresenta que, das 850 milhões de pessoas subnutridas no mundo, 75% vivem em áreas rurais, o que evidencia a necessidade de valorização da agricultura com base no trabalho familiar e sustentável. Demorou para reconhecer os esforços dessa galera, não?


Share

Eco Rede Social
Eco Rede Social

A Eco Rede Social tem como missão estimular, disseminar, compartilhar e realizar ações transformadoras que contribuam para o desenvolvimento pessoal e da sociedade na direção da ética, desenvolvimento humano e da sustentabilidade. Uma plataforma que converge artigos, atividades de financiamento coletivo, livros, cursos, palestras, consultoria e relações internacionais, promovendo as condições necessárias para que o maior número de pessoas com os mesmos objetivos, possam realizar seus projetos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *