7 destinos brasileiros (LINDOS!) que oferecem turismo sustentável

7 destinos brasileiros (LINDOS!) que oferecem turismo sustentável
17 fev 2017

Andar por trilhas ecológicas, saborear a comida típica caipira, nadar com peixes no rio, ficar totalmente conectado à natureza. O turismo sustentável está ligado a todas estas atividades. No entanto, o conceito deste segmento vai muito além da questão ecológica.

O turismo sustentável possui 5 pilares básicos: visa estimular o crescimento econômico, promover a inclusão social, aumentar o aproveitamento de recursos protegendo o meio ambiente, preservar as tradições de culturas locais e buscar a convivência pacífica e segura entre comunidades.

A Organização Mundial do Turismo, agência das Nações Unidas para o tema, declarou 2017 como o Ano Internacional do Turismo Sustentável para o Desenvolvimento. Para quem está planejando o lazer do próximo feriado ou final de semana, selecionamos alguns destinos que têm muito a ver com quem procura um lugar para descansar mais próximo da natureza.

7-destinos-rurais-que-oferecem-turismo-sustentavel-no-brasil-1

Gruta em Bonito, no Mato Grosso do Sul (Foto: Fernando Stankuns/Flickr)

1. Bonito (MS)

Eleito em 2013 como o melhor destino sustentável do planeta. Entre as paisagens naturais e passeios com animais da região, Bonito possui um sistema de voucher digital que controla o número de turistas nas atrações para impedir que a natureza sofra impactos negativos.

 

7-destinos-rurais-que-oferecem-turismo-sustentavel-no-brasil-2

Vale da Ferradura, entre os municípios de Gramado e Canela (Foto: Magda Nascher/Flickr)

2. Gramado e Canela (RS)

Movimentadas durante o inverno, as duas cidades oferecem várias opções de lazer. O Hotel Blumenberg, em Canela, e o Hotel Bangalôs da Serra, em Gramado, foram premiados por possuírem inciativas sustentáveis, como a redução e reciclagem de resíduos e divulgação da cultura local.

7-destinos-rurais-que-oferecem-turismo-sustentavel-no-brasil-3

Paisagem do Parque Estadual do Ibitipoca (Foto: Márcio Motta/Flickr)

3. Lima Duarte e Santa Rita do Ibitipoca (MG)

É nos dois municípios mineiros que está localizado o Parque Estadual do Ibitipoca. Desde 2003 o lugar mantém medidas restritivas para controlar o acesso dos visitantes, com o intuito de proteger a natureza. Quem visita o local tem a oportunidade de conhecer grutas, lagos, cachoeiras e trilhas.

7-destinos-rurais-que-oferecem-turismo-sustentavel-no-brasil-4

Paisagem do Pantanal em Miranda (Foto: Fernando Stankuns/Flickr)

4. Miranda (MS)

A pequena cidade abriga o Refúgio Ecológico Caiman, finalista do Prêmio Internacional de Turismo Sustentável. A fazenda de 53 mil hectares possui um programa de pesquisas e conservação da fauna e flora do Pantanal.

7-destinos-rurais-que-oferecem-turismo-sustentavel-no-brasil-5

Pôr do sol na Reserva Mamirauá, no Amazonas (Foto: Peter Schoen/Flickr)

5. Reserva Mamirauá (AM)

Localizada a cerca de 600 km de Manaus, na região do curso médio do Rio Solimões, a reserva abrange seis municípios: Uarini, Fonte Boa, Maraã, Jutaí Alvarães e Tefé. É nesse último que fica a sede do Instituto de Desenvolvimento Sustentável Mamirauá e a Pousada Uakari, que oferece programas de ecoturismo. Entre as atividades estão passeios de barco e canoa, visitas às comunidades ribeirinhas e busca por animais noturnos na floresta.

7-destinos-rurais-que-oferecem-turismo-sustentavel-no-brasil-6

Atividade aquática no Rio do Peixe, em Socorro (Foto: Tatiana Martins/Flickr)

6. Socorro (SP)

A cidade de Socorro é conhecida pela grande oferta de roteiros de aventura na natureza. O Hotel Fazenda Campo dos Sonhos é um dos exemplos de turismo sustentável do Brasil porque tem um compromisso com o meio ambiente, com a cultura local e com a acessibilidade. O hotel desenvolveu o projeto Aventureiros Especiais, no qual elaborou maneiras de aplicar o turismo adaptado para as pessoas com deficiência.

7-destinos-rurais-que-oferecem-turismo-sustentavel-no-brasil-7

Caverna do Diabo, no Vale do Ribeira (Foto: Rainer Schulze/Flickr)

7. Vale do Ribeira (SP)

O Circuito Quilombola Paulista integra sete comunidades. O roteiro é novo, foi instituído em março de 2016 pelo governo do Estado. No vale, os turistas têm a oportunidade de passear por trilhas na mata, cachoeiras, cavernas, casas de farinha, viveiros de ostras, experimentar a culinária tradicional quilombola e conhecer as tradições e histórias das comunidades.

Fotos: Flickr



Guilherme Lupino
Guilherme Lupino

Engenheiro Civil, formado pela Universidade Estadual Paulista, entusiasta em novas tecnologias e sistemas de construção sustentáveis.

Observações

  1. Guilherme como vai? Parabéns pela publicação. Se me permite a contribuição, faltou falar do que na minha opinião é uma das melhores opções de turismo sustentável/rural no país: o Projeto Acolhida na Colônia.

    Abraço,

    Thiago Cagna.

  2. paulo portinho Diz: fevereiro 21, 2017 at 10:34 am

    bom dia , guilherme 1
    parabéns pela matéria . gostaria de saber se vc tem informações sobre construção de casas autosustentáveis ( reuso d’água , captação água das chuvas , energia voltaica ) . Grato , no aguardo .
    paulo portinho

  3. Muito interessante o seu trabalho. Faltou incluir o Raso da Catarina, no Norte da Bahia. Divulgar o turismo sustentável é importante, desde que a preservação não fique na teoria: muitas vezes, o lixo fica para trás – vê-se entrando no ônibus muita gente com sacola; veem-se saindo do ônibus todos que foram sem nenhuma sacola. Onde ficou todo esse material? Essa educação é salutar, como é aprender a língua pátria. Sucesso.

  4. Angela Leite Souza Diz: fevereiro 21, 2017 at 5:04 pm

    Nossa! então vamos falar de Bodoquena_MS que fica somente a 70 km de Bonito-MS, onde há vários destinos para turismo e com preços bem acessíveis assim como: Cachoeira da Boca da Onça, o Refúgio Canaã,Hotel Cachoeiras, Balneário por do sol, Balneário águas de Bodoquena, Balneário Cabeceira do Betione. Venham nos visitar. Abraços

  5. Somos uma Ong. Sentinela Ambiental é muito importante vermos materias que nos leva á preservar a natureza .
    Temos um tabloide , um programa em radio web, youtube , face book .
    Parabens é isso q o turismo BR precisa Rj. David Ribeiro

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *