Nada de jogar no lixo! 4 ótimos tratamentos para a pele que você pode fazer usando casca de banana

Nada de jogar no lixo! 4 ótimos tratamentos para a pele que você pode fazer usando casca de banana
29 out 2017

A maioria das pessoas não faz ideia quando a joga lata de lixo adentro, mas a casca da banana tem alto potencial para nos ajudar a resolver alguns problemas de pele, como verrugas, acne, rugas e até picadas de inseto. O uso, no entanto, deve ser feito sempre com a casca recém-tirada da banana, fresquinha.

Mas de onde vem tamanho potencial? A gente explica: a parte de dentro da casca da banana é muito rica em diversos nutrientes – entre eles, potássio, magnésio e vitaminas B6 e B12. E mais: quando já está escura por fora, ela ainda aumenta sua quantidade de açúcares, apresentando uma infinidade de possibilidades para seu uso.

Curtiu? Não acabou! No caso da casca de banana verde, ainda é possível transformá-la em uma farinha muito boa para bolos e outros usos culinários. Até a polpa pode ser usada na receita!

Mas foquemos nos benefícios da banana para a pele. Nesse caso, pode ser usado qualquer tipo de banana – o único cuidado é  garantir que ela esteja fresca e, portanto, com seu tanino (adstringente e antisséptico) preservado.

1. PARA TIRAR VERRUGAS
Corte um pedaço da casca, de tamanho um pouco maior que a lesão, coloque sobre a verruga, cobrindo-a totalmente, e fixe com um esparadrapo micropore. Deixe esse curativo de banana ficar a noite toda. Repita durante algumas noites até a verruga cair ou sumir.

2. PARA REDUZIR RUGAS OU MARCAS DE ACNE
Coloque a parte de dentro da casca fresca de uma banana sobre o rosto e deixe descansar por uns 30 minutos. Em seguida, lave com água fresca. O procedimento é simples e pode ser feito diariamente, se quiser, ou de tempos em tempos. Esta forma de uso também funciona como preventivo de acne, para aqueles que já têm tendência. Use e abuse da técnica sempre que comer bananas e tiver umas cascas disponíveis. Só não esqueça: casca velha não!

3. PARA PICADAS DE INSETO
Passe a casca de banana no lugar picado e o alívio será imediato. Remédio antigo de gente do campo, que sabia das coisas e não tinha fácil acesso a farmácias.

4. PARA PELE IRRITADA E/OU AVERMELHADA
A casca de banana acalma o ardido, ajuda na hidratação, tira a coceira e acelera a cicatrização. Para esse caso, esfregue suavemente a casca de banana no local irritado e aguarde que rapidamente o incômodo desaparecerá. Neste procedimento, prefira banana orgânica ou de algum produtor agroecológico, porque, mesmo a banana não tendo muito agrotóxico, não vale a pena passar químicos na pele já irritada, não é?

E o mais importante: após usar as cascas nos tratamentos de pele, enterre-as no seu jardim ou jogue numa composteira. Desta forma, você estará reduzindo a produção de lixo e ajudando também na recuperação da qualidade da terra em que você planta flores e ervas. Lembrando que a banana é riquíssima em potássio, um dos nutrientes fundamentais para o crescimento saudável das plantas, que assim será reposto. Olha só quantos benefícios estamos desperdiçando na lixeira sem nem saber…

Foto: Marco Verch/Creative Commons



Alice Branco Weffort
Alice Branco Weffort

Escrevo sobre plantas - herança da profissão de agrônoma - e sobre as melhores formas de as usarmos, para a cura - herança da minha avó curandeira. Guerreio por um mundo melhor, para todos - herança da mãe

Observações

  1. luzia mendes saraiva Diz: novembro 1, 2017 at 11:42 am

    aproveito toda a casca da banana para as plantas. Já raspava a casca por dentro para
    come-la. Agora vou cuidar da pele -Muito bom. Acredito

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *