Cientistas refazem conta e chocam: QUATRO BILHÕES de pessoas sofrem com falta de água no mundo

Cientistas refazem conta e chocam: QUATRO BILHÕES de pessoas sofrem com falta de água no mundo
15 fev 2016

Segundo a ONU, 750 milhões de pessoas vivem sem acesso à água. Mas pesquisadores holandeses foram além das estimativas usuais, que utilizam números do ano inteiro, e estudaram, mês a mês, todos os países e suas dificuldades com relação ao uso e disponibilidade do recurso. O resultado é chocante! Pelo menos um mês ao ano, 4 bilhões de pessoas sofrem com a falta de água no mundo. 

O estudo, publicado na Science Advances, analisa mudanças sazonais e inclui locais que passavam necessidade por “apenas” alguns meses, antes não contabilizados. A maior parte da população é da Índia e da China, mas o Brasil também está nesta!

Para os pesquisadores, há dois principais fatores que colaboram com a falta de água esporádica: alta densidade populacional e presença forte da agricultura de irrigação na região.

Em 2014 e 2015, o Estado de São Paulo sofreu um verdadeiro drama. Várias represas responsáveis por abastecer a maior cidade do país secaram. A população, desesperada, tentou de tudo para reduzir o consumo. A cantareira alcançou seu nível mais baixo da história e uma rádio chegou a sortear água para seus ouvintes.

Foto: Ninja Midia/Creative Commons



Jéssica Miwa
Jéssica Miwa

Mãe do Gael, Googler, jornalista e cofundadora do The Greenest Post. Acredita em pequenas ações que podem mudar o mundo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *