Nunca é tarde demais! 3 formas de tornar sua casa mais sustentável mesmo após a construção

Nunca é tarde demais! 3 formas de tornar sua casa mais sustentável mesmo após a construção
07 fev 2017

Sustentabilidade pode não ser um conceito recente, mas vem se tornando cada vez mais prioritária na construção civil. No que diz respeito ao uso de materiais, o foco não está apenas na edificação em si, mas também nos benefícios ao meio ambiente – e às sociedades e economias futuras que herdarão estas construções.

A pressão para execução de projetos ecoeficientes é maior que nunca. Incorporar um alto prêmio na sustentabilidade de um edifício – mesmo após a fase de construção inicial – pode garantir que tenha um futuro longo e lucrativo.

Melhorias possíveis

Existem melhorias significativas que podem ser feitas para melhorar a sustentabilidade de uma construção, mesmo que o projeto tenha orçamento e cronograma limitados. Aqui estão três que se aplicam à maioria das empresas de reformas.

3-formas-de-tornar-sua-casa-sustentavel-1

1. Faça uma revisão do sistema AVAC (Aquecimento, Ventilação e Ar Condicionado)

Estes sistemas são consumidores massivos de energia, especialmente modelos mais antigos que têm menor eficiência energética e alto índice de desperdício. Esta é a principal opção de implemento de sustentabilidade pós-construção, porque o AVAC não é um sistema estrutural. Operacionalmente, estima-se que a substituição completa deste sistema pode reduzir o consumo de energia entre 25 e 50%.

3-formas-de-tornar-sua-casa-sustentavel-4

2. Invista em reciclagem

Um dos valores centrais da construção sustentável é contar com materiais que podem ser reciclados ou reutilizados de alguma forma. Dê ênfase à redução de resíduos da construção, reciclando a maior quantia de material possível. Qualquer projeto de reforma se torna mais econômico e sustentável se feito com materiais reciclados, como vidro, plástico, alumínio, aço e cobre.

3-formas-de-tornar-sua-casa-sustentavel-5

3. Proteja a estrutura

Reformar estruturas existentes é uma estratégia popular, mas entenda isso: a estabilidade de qualquer prédio é a melhoria mais importante que um projeto requer. Manter a resistência e estabilidade da estrutura é crucial em longo prazo. Reconstruir uma obra do zero por motivo de risco de colapso não é apenas caro, como um desperdício de recursos. Usar estacas em hélices para reforçar a fundação é uma ótima forma de garantir maior segurança à edificação, especialmente considerando que vários materiais reciclados podem ser empregados neste processo.

Priorizar a sustentabilidade é um bom começo. E torná-la constante em projetos de reforma é a melhor maneira de manter construções sempre úteis ao longo do tempo.

Fotos: Creative Commons



Guilherme Lupino
Guilherme Lupino

Engenheiro Civil, formado pela Universidade Estadual Paulista, entusiasta em novas tecnologias e sistemas de construção sustentáveis.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *