Eles produzem comida e passam fome! 28% da população rural da América Latina vive em situação de pobreza extrema

Eles produzem comida e passam fome! 28% da população rural da América Latina vive em situação de pobreza extrema
05 set 2016

Eles são responsáveis por cultivar os alimentos que chegam às nossas mesas, mas vivem em condições extremamente precárias: 44% da população rural da América Latina se encontra em situação de pobreza. E mais: 28% estão em condições de extrema pobreza. Chega a ser irônico, não? Produzir e passar fome!

Os dados são da FAO (Organização das Nações Unidas para a Alimentação e Agricultura), que aposta em programas de proteção social e desenvolvimento do campo para melhorar a situação. Segundo eles, a agricultura familiar oferece 60 milhões de postos de trabalho na região, mas concentra altos índices de miséria.

“Brasil e Chile demonstram que este setor (pequena agricultura) tem um enorme potencial inexplorado e que, com as políticas corretas, a agricultura familiar passará a ser parte da solução do problema da fome, em vez de ser parte do problema”, explicou o representante regional da FAO, Raúl Benítez.

Entre as propostas para mudança de cenário, estão melhorias nas condições de trabalho, fortalecimento de redes de abastecimento público e comércio, que adquirem produtos da agricultura familiar, e a associação entre as cadeias de pequenos produtores e programas de alimentação escolar.

“Devemos impedir que quem produz nossos alimentos esteja entre os que mais sofrem fome e pobreza na América Latina”, destacou Benítez.



Jéssica Miwa
Jéssica Miwa

Mãe do Gael, Googler, jornalista e cofundadora do The Greenest Post. Acredita em pequenas ações que podem mudar o mundo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *