1ª professora com Down do Brasil recebe prêmio nacional de educação

1ª professora com Down do Brasil recebe prêmio nacional de educação
29 mar 2016

Eis uma lição e tanto para aqueles que acham que ser portador de alguma deficiência física ou mental é sinônimo de uma vida baseada em limitações. Débora Seabra, primeira professora com Síndrome de Down a lecionar no Brasil, foi considerada exemplo de profissional da área de Educação pelo Prêmio Darcy Ribeiro.

Promovida pela Comissão de Educação da Câmara dos Deputados, a iniciativa reconhece anualmente pessoas ou entidades que exercem papel fundamental na defesa e na promoção da educação no Brasil. Débora foi escolhida por “dedicar-se à luta de inserir professores com deficiência nas escolas regulares e por defender que estudantes com deficiência também lecionem em instituições de ensino regulares”.

Nascida em Natal, no Rio Grande do Norte, Débora sempre estudou em colégios regulares e considera essa experiência fundamental para o seu desenvolvimento e para o combate ao preconceito. Em 2005, ela se formou no curso de magistério, de nível médio, e atualmente trabalha como professora assistente de Educação Infantil na Escola Doméstica, colégio particular da capital potiguar.

A professora ainda é escritora e dá palestras motivacionais e de combate ao preconceito em diversos países do mundo, como Argentina e Portugal. Viva a diversidade!

Foto: Arquivo pessoal



Débora Spitzcovsky
Débora Spitzcovsky

Débora Spitzcovsky é jornalista, formada pela Universidade Metodista de São Paulo e, desde o início da carreira, atua na área da sustentabilidade. Atualmente, é analista de comunicação sobre o tema na Duratex

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *