1 em cada 9 (ainda) passa fome no mundo

1 em cada 9 (ainda) passa fome no mundo
16 set 2014

Dói o coração, mas é verdade: relatório divulgado pela ONU aponta que cerca de 805 milhões de pessoas ainda passam fome em pleno século 21. Isso significa que 1 em cada 9 habitantes do planeta não tem acesso a alimentação digna.

O número caiu na última década, quando mais de 100 milhões deixaram de passar fome no mundo, mas a queda não representa nada para quem, nesse momento, ainda não tem o que comer. Segundo a ONU, que pede mais vontade política para resolver o problema (juntamente com setor privado e sociedade civil), a situação é pior nos continentes asiático e africano.

Já o Brasil foi destaque positivo no documento. Nosso país reduziu de 10,7% para menos de 5% o número de pessoas que passam fome em seu território. Com isso, atingimos oficialmente mais um Objetivo de Desenvolvimento do Milênio proposto pela ONU para aumentar a qualidade de vida no planeta. O prazo para o cumprimento da meta é 2015 e, por enquanto, só 63 países a cumpriram.

Veja, na íntegra, o relatório O Estado da Insegurança Alimentar no Mundo 2014, da ONU.

Apesar da boa notícia de que a fome no mundo (e no Brasil) diminuiu, não dá para comemorar. Não pensamos em nenhuma frase melhor para terminar o post, se não a do presidente do Uruguai, José ‘Pepe’ Mujica: “A luta para que comam todos os dias não é revolucionária para quem come todos os dias“. Que chegue logo o dia em que mais nenhuma pessoa passará fome no mundo!

Foto: Filipe Moreira/Creative Commons



Redação
Redação

Também quer ver seu texto publicado no The Greenest Post? Entre em contato com a gente pelo e-mail colabore@thegreenestpost.com!

Observações

  1. […] de sorvetes norte-americana Ben & Jerry’s para sair do papel. Se for para ajudar as cerca de 805 milhões de pessoas que ainda passam fome em pleno século 21 (e, de quebra, combater o desperdício de comida), a iniciativa é mais do que […]

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *